O VII Seminário Previdência Complementar em Debate propõe um tema instigante – “A Maratona da Vida: previdência privada, tempo e liberdade” –, abordado não apenas sob as perspectivas tradicionais, mas também sob ângulos inovadores, como os da filosofia e de grandes pensadores. Dentre eles, estão Amartya Sen, Martin Heidegger, Paul Ricoeur, Hans Jonas e Byung-Chul Han.
Com essa proposta diferenciada, a edição de 2025 busca trazer inovações à fórmula de sucesso das edições anteriores, na qual o IPCOM e a APEP fortalecem, cada vez mais, a parceria na construção de relevantes fóruns de discussão do segmento.
Esta é uma ótima oportunidade para você aprofundar seu conhecimento, participar de debates de grande valor e expandir seu networking. Um ambiente de alto nível para gerar novos negócios e fortalecer relacionamentos entre as diferentes entidades e players do setor de previdência complementar privada.
O IPCOM e a APEP apoiam o Projeto Plantar, que organiza uma teia de plantio de árvores nativas em áreas degradadas ou de alta fragilidade ambiental.
Nas edições passadas do Seminário, já foram plantadas centenas de árvores.
O Certificado Verde (pessoa jurídica) comprova um sequestro de carbono de 37,7 ton/CO2 e cada Certidão Verde (pessoa física) comprova um sequestro de carbono de 188,5 Kg/CO2, ambos em um período de 20 anos.
Deixamos aqui algumas informações e dicas para você aproveitar o evento da melhor maneira possível:
1. A participação no evento contará crédito no PEC IPCOM (8 pontos) e no PEC ICSS (4 pontos). Para que esse crédito seja devidamente contabilizado, preencha corretamente todos os campos do formulário de inscrição e assista a todos os painéis do Seminário.
2. O almoço e coffee breaks estão incluídos no valor da inscrição e acontecerão no próprio local do evento.
3. Assim que você chegar, dirija-se à recepção e faça o seu credenciamento para evitar atrasos. O evento começará pontualmente.
4. Considere a melhor opção de transporte para chegar ao evento sem contratempos. Verifique previamente as rotas e o trânsito para evitar atrasos. Se optar pelo transporte próprio, há um estacionamento ao lado do local do evento, porém as vagas são limitadas. Por isso é bom ter à mão outras opções nas proximidades. Recomendamos o uso de transporte por aplicativo ou táxi.
5. Certifique-se de conhecer bem a localização do evento e planeje sua chegada com antecedência, para que você tenha tempo de realizar o credenciamento antes do início do primeiro painel.
Se tiver alguma dúvida, fale conosco.
Sim. O evento contabilizará crédito no PEC IPCOM (8 pontos) e no PEC ICSS (4 pontos). Contudo, para que esse crédito seja devidamente considerado, você precisa preencher corretamente todos os campos do formulário de inscrição e assistir a toda a programação.
Não. A organização do evento irá enviar a lista dos participantes efetivos diretamente para o ICSS.
O evento, que acontece em 18 de setembro, no Bisutti Traffô, em São Paulo, será feito exclusivamente no modelo presencial.
Profissionais de entidades, instituições ou empresas associadas ao IPCOM ou à APEP têm cotas de inscrições gratuitas. Quando essas cotas se esgotarem, haverá necessidade de pagar a inscrição.
Não. O Seminário será aberto para participação de profissionais que queiram discutir as últimas tendências e desenvolvimento do setor de previdência complementar no Brasil. Para participar, basta efetivar a inscrição paga.
Estão incluídos no valor da inscrição o acesso ao Seminário, material dos patrocinadores, coffee breaks, e almoço.
Você pode substituir ou cancelar a sua inscrição até 12 de setembro de 2025. Após essa data, a sua inscrição será considerada definitiva, sem a possibilidade de substituição ou devolução do valor pago.
Há um estacionamento ao lado do local do evento, porém as vagas são limitadas. Recomendamos o uso de transporte por aplicativo ou táxi.
No caso das inscrições pagas, você pode fazer o pagamento instantâneo, por meio de cartão de crédito, ou fazer o pagamento faturado para a sua empresa, entidade ou instituição. Se você tiver alguma dúvida sobre pagamentos, fale com a Secretaria da APEP: secretaria@nova-apep.org
Não é possível fazer o pagamento por meio de boleto bancário.
Confira a programação que preparamos para esse Seminário.
* Agenda sujeita a alterações
Conheça um pouco mais sobre as obras e o pensamento dos grandes nomes que inspiram os painéis do VII Seminário.
Amartya Sen, prêmio Nobel de Economia e um dos pensadores mais influentes no campo do desenvolvimento humano, propõe uma abordagem que vai além dos indicadores econômicos tradicionais. Para ele, desenvolvimento significa liberdade — e não apenas crescimento do PIB. Trata-se da capacidade das pessoas de viverem a vida que valorizam, com segurança, dignidade e autonomia.
Essa visão é particularmente relevante quando aplicada à previdência privada, que integra os sistemas de proteção social ao redor do mundo, mas, por vezes, é compreendida apenas sob a ótica atuarial ou fiscal. A previdência privada, quando bem estruturada, pode ser um poderoso instrumento para a ampliação de liberdades e, portanto, um meio de desenvolvimento no sentido pleno proposto por Sen.
Em "Desenvolvimento como Liberdade", Sen distingue entre dois papéis da liberdade: instrumental e constitutiva. A previdência privada pode ser pensada nesses dois planos:
Mais do que um produto financeiro, a previdência privada deve ser entendida, também, como caminho para o desenvolvimento humano. Nesse sentido, cabe aos formuladores de políticas públicas, gestores de fundos de pensão e lideranças institucionais refletir: estamos promovendo liberdades reais por meio da previdência?
Nas palavras de Sen: “Os fins e os meios do desenvolvimento exigem que a perspectiva da liberdade seja colocada no centro do palco. Nessa perspectiva, as pessoas tem de ser vistas como ativamente envolvidas – dada a oportunidade – na conformação de seu próprio destino, e não apenas como beneficiárias passivas dos frutos de engenhosos programas de desenvolvimento”. (“Desenvolvimento como Liberdade” – 1999). A lição de Sen é clara: desenvolver é libertar. E libertar é criar condições para que cada indivíduo possa planejar, escolher e viver com dignidade todas as etapas da vida. A previdência privada, integrada a uma política previdenciária inclusiva, pode ser um dos pilares dessa liberdade.
Agradecemos o patrocínio e apoio dos seguintes parceiros institucionais, cujo compromisso e contribuição foram essenciais para a realização desse Seminário.
A data-limite para realizar trocas ou cancelamento de inscrições é até o dia 12/9/2025. Após essa data, todas as inscrições serão consideradas como definitivas, sem a possibilidade de devolução dos valores pagos.
O evento contabilizará crédito no PEC IPCOM (8 pontos) e no PEC ICSS (4 pontos). Contudo, para que esse crédito seja devidamente considerado, você precisa preencher corretamente todos os campos do formulário de inscrição e assistir a toda a programação.
Os dados pessoais informados na ficha de inscrição para eventos poderão ser compartilhados com os associados do IPCOM e da APEP, patrocinadores, parceiros e prestadores de serviços, para promoção de suas atividades em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, nº 13.709/2018.
A sua imagem poderá ser usada, de maneira coletiva e meramente ilustrativa, no material de divulgação do evento, incluindo peças digitais, audiovisuais, e físicas, em todos os canais de comunicação do IPCOM, da APEP e dos patrocinadores.