O VI Seminário Previdência Complementar em Debate é uma referência para o segmento da previdência complementar fechada no Brasil e é uma parte importante do calendário de eventos do setor.
A edição deste ano segue a mesma fórmula de sucesso do ano anterior: a APEP e o IPCOM unem forças na organização do evento para trazer palestrantes internacionais, autoridades do governo e grandes especialistas do setor, que participarão de diversos painéis para explorar as tendências e desafios da previdência complementar.
Esta é uma ótima oportunidade para aprimorar seu conhecimento, participar de debates de grande valor e expandir seu networking. Um ambiente de alto nível para gerar novos negócios e fortalecer relacionamentos entre as diferentes entidades e players do setor.
As emissões de CO2 deste evento serão mitigadas com o apoio do Projeto Plantar, que organiza uma teia de plantio de árvores nativas em áreas degradadas ou de alta fragilidade ambiental.
Cada participante do Seminário terá uma árvore plantada em seu nome e receberá um QR code para acompanhar o seu desenvolvimento desde o momento do plantio.
O Certificado Verde (pessoa jurídica) comprova um sequestro de carbono de 37,7 ton/CO2 e cada Certidão Verde (pessoa física) comprova um sequestro de carbono de 188,5 Kg/CO2, ambos em um período de 20 anos.
Deixamos aqui algumas informações e dicas para você aproveitar o evento da melhor maneira possível:
1. A participação no evento contará com 3 pontos de crédito no PEC ICSS. Para que esse crédito seja devidamente contabilizado, preencha corretamente todos os campos do formulário de inscrição e assista a todos os painéis do Seminário.
2. O almoço e coffee breaks estão incluídos no valor da inscrição e acontecerão no próprio local do evento.
3. Assim que você chegar, dirija-se à recepção e faça o seu credenciamento para evitar atrasos. O evento começará pontualmente.
4. Considere a melhor opção de transporte para chegar ao evento sem contratempos. Verifique previamente as rotas e o trânsito para evitar atrasos. Se optar pelo transporte próprio, o local conta com estacionamento e serviço de valet, porém com vagas limitadas, por isso é bom ter à mão outras opções de estacionamentos nas proximidades. Recomendamos o uso de transporte por aplicativo ou táxi.
5. Certifique-se de conhecer bem a localização do evento e planeje sua chegada com antecedência, para que você tenha tempo de realizar o credenciamento antes do início do primeiro painel.
Se tiver alguma dúvida, fale conosco.
Sim. O evento contabilizará 3 pontos de crédito no PEC ICSS. Contudo, para que esse crédito seja devidamente considerado, você precisa preencher corretamente todos os campos do formulário de inscrição e assistir a toda a programação.
Não. A organização do evento irá enviar a lista dos participantes efetivos diretamente para o ICSS.
O evento, que acontece em 31 de outubro, no Bisutti Boulevard JK, em São Paulo, será feito exclusivamente no modelo presencial.
Profissionais de entidades, instituições ou empresas associadas ao IPCOM ou à APEP têm cotas de inscrições gratuitas. Quando essas cotas se esgotarem, haverá necessidade de pagar a inscrição.
Não. O Seminário será aberto para participação de profissionais que queiram discutir as últimas tendências e desenvolvimento do setor de previdência complementar no Brasil. Para participar, basta efetivar a inscrição paga.
Estão incluídos no valor da inscrição o acesso ao Seminário, material dos patrocinadores, coffee breaks, e almoço.
Você pode substituir ou cancelar a sua inscrição até 18 de outubro de 2024. Após essa data, a sua inscrição será considerada definitiva, sem a possibilidade de substituições ou devolução do valor pago.
Sim, há estacionamento e serviço de valet, porém as vagas são limitadas.
No caso das inscrições pagas, você pode fazer o pagamento instantâneo, por meio de cartão de crédito, ou fazer o pagamento faturado para a sua empresa, entidade ou instituição. Se você tiver alguma dúvida sobre pagamentos, fale com a Secretaria da APEP: [email protected]
Não é possível fazer o pagamento por meio de boleto bancário.
É advogado formado pela Universidade do Chile e tem doutorado em Direito pela Universidade Complutense de Madri. É professor de Direito Previdenciário nas Faculdades de Direito da Universidade Católica do Chile e em cursos de pós-graduação em várias faculdades de direito no Chile e no exterior.
É Delegado no Chile da Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS) e Presidente da Comissão de Usuários do Seguro Desemprego. Com mais de 35 anos de experiência profissional, foi Superintendente de Seguridade Social (SUSESO), assessor do Subsecretário de Seguridade Social, bem como membro da Comissão Consultiva Presidencial para a Reforma do Sistema de Pensões (Comissão Bravo - 2014/2015).
Vale ressaltar que ele é membro titular da Academia Ibero-Americana de Direito do Trabalho e da Seguridade Social. Por fim, cabe destacar que, entre suas diversas publicações, artigos e trabalhos, há dois livros sobre Previdência Social, de 2013, e outro, sobre Previdência Social Chilena, de 2018, no primeiro dos quais é coautor com os professores Walker Errazuriz e Arellano Ortiz.
Casado e pai. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes – Centro, com especialização em Direito da Economia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, MBA em Administração e Finanças pela UNINTER e extensão no ISE Business School em Programa Líderes em Desenvolvimento. Funcionário do Banco do Brasil desde 1988, tendo ocupado diversos cargos no Rio de Janeiro e em Brasília. Entre 2014 e 2022 atuou na Diretoria de Governo e na Unidade Estratégica de Negócios com Setor Público como responsável pelas áreas de Banco e Comércio Eletrônico, Fundos de Investimentos e RPPS e Operações de Crédito com Setor Público. No Governo Federal exerceu as funções de Assessor Especial do Ministro do Trabalho e Emprego, Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministro Interino do Trabalho e Emprego, Presidente do Conselho Curador do FGTS, membro do Conselho de Administração da Empresa de Tecnologia das Informações da Previdência Social – DATAPREV, membro dos Conselhos Fiscal e Deliberativo de Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.
Mestre em Economia Política pela PUC/SP e Pós-Graduado no Curso de Extensão em Previdência Complementar da PUC/RJ. Trabalhou como Assessor de Diretoria de Investimentos em Holding de Investimentos por cinco anos. E também, em duas das maiores Entidades de Previdência Complementar do Brasil por treze anos, atuando como Gerente de Participações Mobiliárias (carteiras de longo prazo das EFPC, como private equity, ações e imóveis).
Foi membro de Conselho de Administração e Fiscal de diversas companhias listadas, de 2006 a 2016, nos setores de Óleo e Gás, Energia, Telefonia, Logística, etc. Foi membro de diversas Comissões Técnicas da ABRAPP, tais como: controles Internos, Gestão Corporativa, Planejamento Estratégico e Sustentabilidade. Além disso, foi Economista do DIEESE (1993 a 2003).
Guilherme Campelo é advogado graduado em Direito pelo Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO). Foi candidato a Vice-Governador do DF e candidato à presidência da OAB/DF. Além disso, foi Presidente da Comissão de Direito Tributário da Associação Brasileira de Advogados (ABA) e membro da Comissão de Assuntos e Reforma Tributária da OAB/DF.
Doutora em Direito. Professora. Sócia do escritório Raeffray Brugioni Advogados. Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Doutora em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professora dos cursos de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Diretora vice-presidente do IPCOM- Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar. Membro Titular da CRPC – Câmara de Recursos da Previdência Complementar. Diretora Científica e membro da Academia Brasileira de Direito da Seguridade Social. Vice -Presidente da Comissão Especial de Previdência Complementar da OAB/SP. Membro designado pela Secção de São Paulo para representar o Estado de São Paulo na Comissão de Previdência Complementar da OAB Nacional. Membro da CMCA – Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da PREVIC. Profissional certificada pelo ICSS - Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social. Membro do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Profissional certificada em segurança da informação e proteção de dados. Especialista em direito digital e privacidade. Membro do IAPP - International Association of Privacy Professionals. Árbitra e sócia da CAMES - Câmera de Mediação e Arbitragem. Autora de diversos livros e artigos.
Bruno Funchal é CEO da Bradesco Asset desde maio de 2022.
Previamente o executivo ocupou cargos na academia e no setor público estadual e federal. Com mais de 30 artigos acadêmicos publicados, foi secretário de estado da fazenda do Espírito Santo em 2017-2018, secretário do tesouro nacional e secretário especial do tesouro e orçamento em 2020-2021. Foi membro do Conselho Monetário Nacional e presidente do Confaz em 2021.
Economista formado pela Universidade Federal Fluminense, é doutor em economia pela EPGE-FGV com pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
Atuário, Diretor da Conde Consultoria Atuarial e atua como Consultor desde 2005 principalmente em Entidades de Previdência Complementar, em Regimes Próprios, Estaduais e Municipais e em Planos de Saúde.
Pelo INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUÁRIA - IBA, foi reeleito para o cargo Diretor na Diretoria Técnica de Previdência do IBA.
Ainda pelo IBA, coordenou o Comitê Técnico Geral - CTG que estuda, pesquisa, discutir sobre conteúdos atuariais e é membro coordenador do Comitê de Pronunciamentos Atuariais – CPA que têm por objetivo preparar e emitir Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Atuária para o mercado atuarial.
Acadêmicos da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência.
Pós-Graduação em IFRS voltadas às Normas Internacionais de Contabilização pela USP FUNDACE.
Iniciou sua trajetória na Rhodia há 19 anos, ocupando posições de liderança em diversas áreas da empresa, no Brasil e no Exterior. Desde Julho/2018, assumiu a Presidência do Grupo Solvay na América Latina, tendo como uma de suas principais responsabilidades a coordenação de iniciativas para garantir o crescimento sustentável dos negócios na região, onde o Grupo opera com sucesso há mais de 100 anos.
Concomitantemente, Daniela acumula a posição de Presidente da Unidade Global de Negócios que reúne as áreas de Fenol e Derivados, Solventes Oxigenados e Intermediários de Poliamida.
Em sua formação acadêmica, concluiu graduação em Engenharia Química pela FEI/USP, pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV e MBA em Negócios pela FEA/USP. Para enriquecer sua expertise, buscou duas importantes especializações: uma em Estratégia, pelo Insead (França) e outra na área da Indústria do Petróleo, pela Faculdade de Estudos em Petróleo e Energia de Oxford (Inglaterra).
Atualmente, tem participação ativa na Abiquim - Associação Brasileira da Indústria Química, como Presidente do Conselho de Administração.
Dois importantes reconhecimentos:
Em Maio de 2021, foi condecorada com a comenda de Comandante da Ordem da Coroa da Bélgica, por sua impecável performance no segmento químico industrial. Em Junho de 2022, recebeu o prêmio de melhor liderança no Setor de Química e Petroquímica, na 22ª edição do Prêmio Executivo de Valor, realizado pelo jornal Valor Econômico.
Com mais de 35 anos de experiência em consultoria atuarial e estratégica para benefícios, atualmente Felinto lidera a linha de negócios de Retirement para a geografia Internacional – Ásia e Australásia, CEEMEA e América Latina. Além disso, atua como consultor em projetos especiais de alta complexidade em empresas nacionais e multinacionais de grande porte.Felinto juntou-se à WTW em 1991 como consultor em projetos da área de aposentadoria. Ao longo de sua trajetória na empresa, exerceu diversas posições de liderança no Brasil. De 2011 a 2015 acumulou as funções de líder do segmento de Benefícios e Diretor Geral das operações no país, com uma gestão fortemente focada nos resultados do negócio no Brasil, no engajamento e produtividade dos associados e no relacionamento com clientes. De 2016 a 2021, liderou a área de Retirement para a América Latina.Felinto possui grande experiência em processos de fusões e aquisições, especialmente em projetos de integração e harmonização de políticas de RH e benefícios.Profissional renomado no mercado da Previdência Complementar no Brasil, Felinto é conferencista em eventos de destaque no setor. Por dois anos consecutivos (2014 e 2015) foi eleito o Consultor Atuarial do Ano pela Revista Investidor Institucional. Na WTW, também é membro do Comitê de Diversidade de Inclusão da América Latina.
Cadastrado na CVM como consultor de valores mobiliários. Bacharel em Matemática pelo IME-USP, mestre em Matemática pelo IME-USP e doutor em Eng. Elétrica pela POLI-USP. Financial Risk Manager, certificação internacional concedida pela GARP (Global Association of Risk Professionals) em 2006.
É Presidente da APEP (Associação dos fundos de pensão e patrocinadores do setor privado); Diretor Geral da Fundação Itaúsa; Membro das Squads da APEP e da comissão de governança da Abrapp, foi membro do conselho fiscal da Abrapp, Sindapp, ICSS e Uniabrapp e participou da Comissão de Reorganização Societária do CNPC e da Comissão Mista de Autorregulação da Abrapp.
Bacharel em Ciências da Computação pela FASP, com Pós-Graduação em Seguros e Previdência Privada pela Universidade Mackenzie e MBA Controller pela FEA/USP, também é Técnico em Contabilidade.
Participou de vários cursos no Brasil e no exterior voltados à previdência e de vários fóruns como palestrante e debatedor.
Doutora em Direito Comercial pela USP
Professora de Direito societário, planejamento patrimonial e compliance em cursos de pós-graduação em universidades privadas e na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo – FGV GVLaw
Autora do Livro Securitização de Recebíveis Mercantis e de diversos artigos jurídico
Procuradora Federal lotada na CVM e Conselheira titular no Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional
Integrante da equipe de coordenadores acadêmicos da Revista de Direito Bancário e Mercado de Capitais da Revista dos Tribunais - RT.
Ex-Secretário de Políticas de Previdência Complementar do Governo Federal, atua em Previdência Complementar, de forma ininterrupta, nos últimos 29 anos, com trabalhos como Diretor no órgão de fiscalização das Entidades de Previdência, como Conselheiro do CNPC, por 3 (três) mandatos e, no órgão recursal, quando ocupou o cargo de Presidente da Câmara de Recursos da Previdência Complementar – CRPC. Em consultorias foi Gerente de Operações e Consultor Sênior da Mercer por 3 anos. Atualmente é Consultor Sócio da JCM Consultores, Sócio Fundador da Way Educação, Membro do Conselho Deliberativo da Previnor, Membro do Comitê de Auditoria da Fundação COPEL, Membro da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Previc e Membro do Conselho Consultivo da APEP.
Atuo no segmento de Previdência Complementar desde 2007, atualmente estou como diretor presidente na EnergisaPrev, entidade de Previdência do Grupo Energisa. Nosso time com 52 colaboradores espalhados por todos o Brasil e temos mais de 15 mil clientes. De 2020 à 2024 atuei como diretor presidente da Fundação Libertas de Seguridade Social, fundo de pensão ligado às estatais mineiras, e antes disso foi Diretor Superintendente da Previbayer, Entidade de Previdência do Grupo Bayer no Brasil de 2012 a 2019. Tenho ampla experiência em gestão de equipes e em processos de transformação cultural e digital. Já fui diretor de Investimentos e Benefícios, assim como responsável de planos de saúde frente à ANS. Participei ativamente das organizações do setor tendo sido Diretor e Conselheiro da ABRAPP. Sou palestrante em eventos nacionais e internacionais sobre temas de previdência, investimentos, educação financeira, estrutura de perfis de investimentos no modelo ciclo de vida, estruturação de planos instituídos familiar, GRC e transformação cultural. Possuo MBA Executivo Internacional pela FIA/USP e Vanderbilt University/USA (AMBT5), com formação de Conselheiro de Administração pela FDC (PDC50) e sou profissional certificado pelo ICSS e AMBIMA.
Possui mais de 25 anos de experiência da Indústria de Asset management, se juntou em agosto de 2024 à XP Asset Management, sendo sócio da XP Advisory e responsável pelas áreas de Fundos Indexados, Offshore e de renda Fixa. Anteriormente trabalhou no grupo BNP Paribas de 2001 a julho de 2024, onde ocupou o cargo de CEO da BNP paribas Asset management brasil e de head para latam. Também trabalhou no Banco HSBC e CCF. É vice-presidente do Fórum de Fundos de Investimentos e mebro de Conselho de Adminstração de Terceiros da ANBIMA. Também ocupa a posição de Presidente do Conselho do IDIS – Instituto para Desenvolvimento do Investimentos Social. É graduado em engenharia com Pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Adicionalmente Luiz Sorge detém a Certicação CFP®.
Luzia Hirata é a responsável pela área de ESG da SAM. Luzia juntou-se à SAM em 2014 tendo atuado anteriormente na Lacan Ativos Reais e PwC como Gerente de Sustentabilidade. Luzia é formado em Engenharia Química pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e possui Mestrado em Macroeconomia e Finanças pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER).
Certificada pelo ICSS e também DPO – Data Protection Officer. Executiva de referência em Relações Humanas (RH), Comunicação, Administração e Responsabilidade Social. Formada em Psicologia com pós-graduação em Psicologia Organizacional pela PUC-SP, especializações em Administração de RH e Gestão do Conhecimento pela FGV, MBA Executivo pelo INSPER e MBA em Previdência Complementar pelo IBMEC em parceria com a UniAbrapp.Também atua na coordenação executiva da agenda do Conselho de Administração da PROMON S/A desde 2017. Tem atuado como consultora estratégica para empresas do segmento de engenharia e construção e como coaching e mentora de profissionais dessas empresas. É diretora da APEP – Associação das Patrocinadoras de Entidades Fechadas de Previdência Complementar.Experiência profissional de mais de 40 anos, dos quais os últimos 30 anos foram na direção da área de RH, responsável pelo desenvolvimento e implantação de políticas e diretrizes corporativas de todos os subsistemas da área. Além disso também esteve à frente da implantação de políticas e diretrizes das áreas de: Comunicação, Gestão do Conhecimento, Responsabilidade Social, Administração (Facilities), Previdência Privada Complementar e Conselho de Administração. Recebeu ao longo de sua trajetória, renomados prêmios em reconhecimento ao seu trabalho na área de gestão de RH.
Formado em Administração de Empresas pelo Insper, com MBA em Estratégia e Finanças pela Indian School of Business (ISB), Pedro é um dos co-fundadores da Rise.
Trabalhou por 16 anos em consultoria de estratégia e gestão na Integration Consulting, com fundos de investimentos no Pátria Investimentos, e foi empreendedor em outro negócio anterior à Rise.
Liderou 36 projetos em mais de 10 países, e foi um dos responsáveis por empreender a abertura do escritório da Integration Consulting na Europa. No Pátria, atuou como Vice-Presidente Sênior de Operações Estruturadas, tendo sido responsável pela liderança de Value Creation com agenda de turn-around em um fundo de Private Debt.
Em 2016, fundou a Rise Ventures e, hoje, exerce o papel de CEO, lidera a área de Fundraising & Investor Relations e supervisiona a área de People Management.
Mestre em Controladoria e Finanças (FIPECAFI), Pós-graduação em Economia (UNICAMP), Pós-graduação em Administração Financeira (FGV), Graduado em Ciências Contábeis (Mackenzie-Rio). Professor em Cursos de Pós Graduação e MBA, Educação Executiva e treinamentos “In Company”. Possui 30 anos de experiência profissional nas áreas financeira, controladoria, previdência, seguros e mercado de capitais adquiridos em Big Four, empresas multinacionais e Fundos de Pensão. Atualmente é Consultor Sênior da NETInvest, Membro do Conselho Deliberativo do IPCOM atuando em consultoria nos mercados de Previdência Privada, Fundos Patrimoniais (Endowments Funds) e Finanças Comportamentais
Formação: Contador com certificação internacional para IFRS pelo ICAEW (2012); Certificado com ênfase em Administração pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS (desde 2011).
Experiência profissional: Foi Superintendente de Controladoria responsável pela consolidação das demonstrações contábeis da Itausa e do Itaú Unibanco (1979/2019); Foi Diretor de Fundações gestoras de atividades sócio culturais do conglomerado Itaú, Fundação Itaú Social, Fundação Saúde Itaú e Fundação Itaú Clube (até 2022); É Diretor Presidente da Fundação Itau Unibanco Previdencia Complementar (atual)
Institucional: Foi Diretor da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementa – Abrapp (1990/1995 e de 2002 a 2007); Foi Diretor da Associação dos Fundos de Pensão e Patrocinadores do Setor Privado - APEP (2020/2022); É Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementa – Abrapp; Foi Membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar - CRPC (2002/2007); Foi Membro do antigo Conselho de Gestão da Previdência Complementar - CGPC (2002/2010); Foi Membro titular do Conselho Nacional de Previdência Complementar - CNPC (2010/2014); É Membro suplente do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC (atual)
Advogado atuando nas áreas de Seguros e Previdência Privada, ex-Conselheiro do Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Privada Aberta e de Capitalização – CRSNSP, mestre em direito pela PUC/SP; pós-graduado em direito constitucional (ESDC) e administração pública (FGV). Autor do livro Previdência Privada e Arbitragem; coautor do livro Introdução à Previdência Complementar e Comentários à Reforma da Previdência; co-coordenador do livro Resolução de Conflitos em Contratos de Seguros e Resseguros.
Atuário com MBA de finanças pela FGV-SP, conta com mais de 20 anos de experiência em auditoria e consultoria, incluindo um período de trabalho no Canadá onde atuou com planos de previdência off-shore. Participou e participa ativamente de grupos de fomento de mercado e já liderou os escritórios da Mercer em Brasília e Rio de Janeiro. Atualmente é responsável pela prática de previdência na Mercer Brasil.
Responsável pela área de Retirement Services (VRS) da Vinci Partners. Iniciou sua trajetória no mercado financeiro no Banco Icatu em 1990, onde chegou a sócio responsável por Asset Trading. Com passagens pela Ativa Corretora, Credit Suisse e GP Asset Management, atuou em diversas funções ligadas a Tesouraria, Wealth Management e Gestão de Recursos. Em 2007, ingressou no Bradesco, como superintendente de Tesouraria do Bradesco BBI. Foi diretor de Tesouraria do Banco Bradesco (2009-2013), diretor financeiro do Grupo Bradesco Seguros (2013-2016), CEO da BRAM - Bradesco Asset Management (2016-2018) e CEO do Grupo Bradesco Seguros (2018-2020). Foi Vice-Presidente da ANBIMA e Vice-Presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg). Formado em Economia pela PUC-Rio, cursou o Advanced Management Program (AMP) do ISE-IESE.
Professor Titular de Direitos Humanos; Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Líder do Grupo de Pesquisa sobre Direito e Direitos dos Refugiados na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Tributário e Previdenciário e na área de Direitos Humanos. Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), Mestrado em Direito Tributário (1978); Doutorado em Direito das Relações Sociais (1992) e Livre-Docência em Direito Previdenciário (1998). Membro da Academia Paulista de Direito, da Academia Paulista de Letras Jurídicas, da Academia Nacional de Seguros e Previdência e da Academia Brasileira de Direito Tributário. Coordenador da Revista Brasileira de Direitos Humanos.
Confira a programação que preparamos para esse Seminário.
* Agenda sujeita a alterações
** Moderador do painel
Agradecemos o patrocínio e apoio dos seguintes parceiros institucionais, cujo compromisso e contribuição foram essenciais para a realização desse Seminário.
A data-limite para realizar trocas ou cancelamento de inscrições é até o dia 18/10/2024. Após essa data, todas as inscrições serão consideradas como definitivas, sem a possibilidade de devolução dos valores pagos.
O seminário conta 3 pontos de crédito no PEC ICSS. Para que os créditos sejam devidamente contabilizados, o participante precisa preencher corretamente todos os campos do formulário de inscrição e assistir a todos os painéis do seminário.
Os dados pessoais informados na ficha de inscrição para eventos poderão ser compartilhados com os associados do IPCOM e da APEP, patrocinadores, parceiros e prestadores de serviços, para promoção de suas atividades em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, nº 13.709/2018.
A sua imagem poderá ser usada, de maneira coletiva e meramente ilustrativa, no material de divulgação do evento, incluindo peças digitais, audiovisuais, e físicas, em todos os canais de comunicação do IPCOM, da APEP e dos patrocinadores.