Responsabilidade Social e Empresarial em Previdência Privada

Sobre o Seminário

13/6
Bisutti Boulevard JK
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1327
São Paulo | SP
Evento presencial
Créditos no PEC ICSS:
4 pontos
Faltam...
--
dias
--
horas
--
minutos
--
segundos
...para você ver e discutir as últimas tendências e desenvolvimentos no setor de previdência complementar fechada com um time de feras!
INSCREVA-SE

Com o tema “Responsabilidade Social e Empresarial em Previdência Privada”, a edição de 2024 do 3º Seminário dos Fundos de Pensão e Patrocinadores Privados é uma referência para o segmento da previdência complementar fechada no Brasil e é uma parte importante do calendário de eventos do setor.

A edição deste ano conta com uma grande novidade: a APEP e o IPCOM unem forças na organização do evento para trazer autoridades do governo e grandes especialistas do setor, que participarão de diversos painéis para explorar as tendências e desafios da previdência complementar.

Esta é uma ótima oportunidade para aprimorar seu conhecimento, participar de debates de grande valor e expandir seu networking. Um ambiente de alto nível para gerar novos negócios e fortalecer relacionamentos entre as diferentes entidades e players do setor.

Dicas e informações úteis

Deixamos aqui algumas informações e dicas para você aproveitar o evento da melhor maneira possível:

1. A participação no evento contará com 4 pontos de crédito no PEC ICSS. Para que esse crédito seja devidamente contabilizado, preencha corretamente todos os campos do formulário de inscrição e assista a todos os painéis do Seminário.

2. O almoço e coffee breaks estão incluídos no valor da inscrição e acontecerão no próprio local do evento.

3. Assim que você chegar, dirija-se à recepção e faça o seu credenciamento para evitar atrasos. O evento começará pontualmente.

4. Considere a melhor opção de transporte para chegar ao evento sem contratempos. Verifique previamente as rotas e o trânsito para evitar atrasos. Se optar pelo transporte próprio, o local conta com estacionamento e serviço de valet, porém com vagas limitadas, por isso é bom ter à mão outras opções de estacionamentos nas proximidades. Recomendamos o uso de transporte por aplicativo ou táxi.

5. Certifique-se de conhecer bem a localização do evento e planeje sua chegada com antecedência, para que você tenha tempo de realizar o credenciamento antes do início do primeiro painel.

Se tiver alguma dúvida, fale conosco.

Perguntas frequentes

O evento contará créditos no PEC ICSS?

Sim. O evento contabilizará 4 pontos de crédito no PEC ICSS. Contudo, para que esse crédito seja devidamente considerado, você precisa preencher corretamente todos os campos do formulário de inscrição e assistir a toda a programação.

Haverá certificado de participação ao evento?

Não. A organização do evento irá enviar a lista dos participantes efetivos diretamente para o ICSS.

O evento será presencial ou híbrido?

O evento, que acontece em 13 de junho, no Bisutti Boulevard JK, em São Paulo, será feito exclusivamente no modelo presencial.

Associadas do IPCOM e da APEP terão que pagar pela inscrição neste Seminário?

A inscrição é gratuita para profissionais de entidades, instituições ou empresas associadas do IPCOM e da APEP.

É preciso ser associado para participar do Seminário?

Não. O Seminário será aberto para participação de profissionais que queiram discutir as últimas tendências e desenvolvimento do setor de previdência complementar no Brasil. Para participar, basta efetivar a inscrição.

O que está incluído no valor da inscrição do evento?

Estão incluídos no valor da inscrição, o acesso ao Seminário, material dos patrocinadores, coffee breaks e almoço.

Posso substituir o participante ou cancelar a minha inscrição?

Você pode substituir ou cancelar a sua inscrição até 7 de junho de 2024. Após essa data, a sua inscrição será considerada definitiva, sem a possibilidade de substituições ou devolução do valor pago.

Há estacionamento no local do evento?

Sim, há estacionamento e serviço de valet, porém as vagas são limitadas.

Quais são os meios de pagamento?

No caso das inscrições pagas, você pode fazer o pagamento instantâneo, por meio de cartão de crédito, ou fazer o pagamento faturado para a sua empresa, entidade ou instituição. Se você tiver alguma dúvida sobre pagamentos, fale com a Secretaria da APEP: secretaria@nova-apep.org

Não é possível fazer o pagamento por meio de boleto bancário.

Palestrantes

Membros do Governo

Paulo Roberto dos Santos Pinto
Secretário do Regime Próprio e Complementar
Ministério da Previdência Social

Casado e pai. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes – Centro, com especialização em Direito da Economia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, MBA em Administração e Finanças pela UNINTER e extensão no ISE Business School em Programa Líderes em Desenvolvimento.  Funcionário do Banco do Brasil desde 1988, tendo ocupado diversos cargos no Rio de Janeiro e em Brasília. Entre 2014 e 2022 atuou na Diretoria de Governo e na Unidade Estratégica de Negócios com Setor Público como responsável pelas áreas de Banco e Comércio Eletrônico, Fundos de Investimentos e RPPS e Operações de Crédito com Setor Público. No Governo Federal exerceu as funções de Assessor Especial do Ministro do Trabalho e Emprego, Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministro Interino do Trabalho e Emprego, Presidente do Conselho Curador do FGTS, membro do Conselho de Administração da Empresa de Tecnologia das Informações da Previdência Social – DATAPREV, membro dos Conselhos Fiscal e Deliberativo de Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.

Alcinei Cardoso Rodrigues
Diretor de Normas
Previc

Mestre em Economia Política pela PUC/SP e Pós-Graduado no Curso de Extensão em Previdência Complementar da PUC/RJ. Trabalhou como Assessor de Diretoria de Investimentos em Holding de Investimentos por cinco anos. E também, em duas das maiores Entidades de Previdência Complementar do Brasil por treze anos, atuando como Gerente de Participações Mobiliárias (carteiras de longo prazo das EFPC, como private equity, ações e imóveis).

Foi membro de Conselho de Administração e Fiscal de diversas companhias listadas, de 2006 a 2016, nos setores de Óleo e Gás, Energia, Telefonia, Logística, etc. Foi membro de diversas Comissões Técnicas da ABRAPP, tais como: controles Internos, Gestão Corporativa, Planejamento Estratégico e Sustentabilidade. Além disso, foi Economista do DIEESE (1993 a 2003).

Narlon Gutierre Nogueira
Diretor do Departamento de Políticas e Diretrizes de Previdência Complementar da Secretaria de Regime Próprio e Complementar
Ministério da Previdência Social

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Desde o ano de 2012 vem ocupando diferentes cargos de direção relacionados à política previdenciária no Governo Federal.Mestre em Direito Político e Econômico. Master em Direção e Gestão dos Sistemas de Seguridade Social. Especialista em Direito Público. Graduado em Administração e Direito.

Leandro Santos da Guarda
Procurador-Chefe
Previc

Procurador Federal desde 2008, atuou em diversos órgãos da Procuradoria-Geral Federal - PGF. Foi Coordenador-Geral de Gabinete da PGF, Coordenador de Ações Prioritárias da Procuradoria Federal Especializada do INSS e Coordenador de Assuntos Estratégicos da Procuradoria Federal Especializada junto à FUNAI, entre outros cargos ocupados. Graduado em Direito pela Universidade de Brasília e Doutor em Direito pela Universidade Roma Tre.

Profissionais do Mercado

Ana Paula Raeffray
Diretoria do IPCOM
Ana Paula Raeffray
Vice-Presidente
IPCOM

Doutora em Direito. Professora. Sócia do escritório Raeffray Brugioni Advogados. Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Doutora em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professora dos cursos de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Diretora vice-presidente do IPCOM- Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar. Membro Titular da CRPC – Câmara de Recursos da Previdência Complementar. Diretora Científica e membro da Academia Brasileira de Direito da Seguridade Social. Vice -Presidente da Comissão Especial de Previdência Complementar da OAB/SP.  Membro designado pela Secção de São Paulo para representar o Estado de São Paulo na Comissão de Previdência Complementar da OAB Nacional. Membro da CMCA – Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da PREVIC.  Profissional certificada pelo ICSS - Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social. Membro do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Profissional certificada em segurança da informação e proteção de dados. Especialista em direito digital e privacidade. Membro do IAPP - International Association of Privacy Professionals. Árbitra e sócia da CAMES - Câmera de Mediação e Arbitragem. Autora de diversos livros e artigos.

Antônio Fernando Gazzoni
Conselho da APEP
Antônio Fernando Gazzoni
Diretor Superintendente
MercerPrev

Atuário e Administrador de Empresas, com especialização em Pension Funds and Money Management e Investimentos Alternativos pela The Wharton School, USA, e em Corporate Governance for Institucional Investors, pela Graduate School of Business da University of Chicago, USA. Diretor Superintendente do MercerPrev, Fundo de Pensão Multipatrocinado. Foi Diretor Institucional da Mercer Brasil, durante os anos de 2017 a 2020, Diretor Geral da Mercer Gama entre os anos de 2015 a 2017. Antes disso, de 1998 a 2015, Presidiu a GAMA Consultores Associados, da qual foi o sócio fundador. Trabalhou na Secretaria de Previdência Complementar (SPC, atual Previc) como responsável pelas áreas Atuarial, de Sistemas de Informação e Econômico-Financeira. Professor de cursos de pós-graduação na área de Previdência Complementar da FGV/BSB, ICAT/UNIDF, UDESC/SC, FIA/USP, IBMEC, PUC/PR e da UNIABRAPP (formação de Conselheiros). É Perito Judicial, membro do Instituto Brasileiro de Atuária e do Conselho Federal de Administração, árbitro da CMCA (Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem)/PREVIC e Conselheiro Deliberativo da APEP – Associação dos Fundos de Pensão de Empresas Privadas. Profissional certificado pelo ICSS. Foi membro titular do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC, representante das patrocinadoras e instituidoras, de 2018 a 2022.Escolhido como o melhor Consultor Atuarial nos anos de 2007, 2008, 2016 e 2017 pela revista “Investidor Institucional”. Prêmio Colaborador Técnico Atuarial da ANCEP, durante a 7ª Edição do CONANCEP, homenageado com a COMENDA JOSÉ DIAS PEREIRA, conferida pela ANCEP e condecorado com o Prêmio Nacional de Seguridade Social/ABRAPP, 19ª Edição - 2014.

Aparecida Pagliarini
Conselho do IPCOM
Aparecida Pagliarini
Membro do Conselho Deliberativo
IPCOM

Advogada formada pela Universidade de São Paulo; consultora de entidades fechadas de previdência complementar; foi coordenadora da Comissão de Ética do Sistema ABRAPP/ SINDAPP (2017 a 2022); foi membro do Conselho Deliberativo e Fiscal da OABPrev São Paulo (2006 a 2020); foi membro do Conselho da Carteira de Advogados do IPESP - Instituto de Pagamentos Especiais de São Paulo; certificada pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS desde 2010; árbitro da CAMES BRASIL - Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada e da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem CMCA da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC; associada do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC; instrutora de cursos da ABRAPP e da UNIABRAPP– Universidade Corporativa da Previdência Complementar (2001 a 2019); membro do conselho deliberativo do Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar – IPCOM; colaboradora do Instituto Connect de Direito Social – ICDS; presidente da Comissão Especial de Previdência Privada da OAB/SP; tutora e palestrante de cursos sobre previdência complementar, governança corporativa, ética e controle de riscos. Autora de diversos artigos especializados e do livro “Manual de Prática e Recomendações aos Dirigentes e Conselheiros das Entidades Fechadas de Previdência Complementar”, 5ª edição, 2021.

Artur Wichmann
Patrocinador
Artur Wichmann
CIO Global
XP Investimentos

Sócio da XP Inc. e CIO Global da XP Investimentos. Com mais de 25 anos de carreira no mercado financeiro, iniciou sua trajetória no banco Icatu. Teve passagens pelo banco Pactual e pelo UBS Asset Management em Zurich e Toronto, como gestor de renda variável. Posteriormente trabalhou na CSHG e Verde Asset Management, sendo um dos sócios fundadores, e atuando por mais de 10 anos como gestor da estratégia de renda variável global. Antes da entrada na XP ocupava a posição de CIO na Citrino (multifamily office). É graduado em economia com pós graduação em finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e possui a certificação de Chartered Financial Analyst (CFA).

Bruno Faveri
Patrocinador
Bruno Faveri
Sócio, COO e Diretor de Value Creation
Rise Ventures

Bruno Faveri é Sócio, COO e Diretor de Value Creation na Rise Ventures desde 2021, tendo construído sua trajetória profissional em empresas como McKinsey & Company, GE Holanda, Grundfos e Pátria. Nesta última, atuou como Chief Transformation Officer de uma das companhias do portfolio, além de Diretor de Novos Investimentos em Saúde e líder de uma das frentes do processo de IPO da gestora na NASDAQ. Bruno é formado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da USP e possui MBA pelo INSEAD (França e Cingapura).

Bruno Jatene
No items found.
Bruno Jatene
Diretor de Previdência
AEGEA

Experiência de 25 anos no mercado, tanto no setor público como no privado, tendo atuado como diretor executivo nos segmentos de Varejo e Comunicação. No período de 2010 a 2023 ocupou a carreira de Auditor-Fiscal no Estado do Rio Grande do Sul, aprovado em concurso público, onde também desempenhou a posição de Secretário do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul, Subsecretário Adjunto da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado e Presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais. Nesse período, participou ativamente de diversas reformas estruturantes no Estado. Desde Ago/23 ocupa a posição de , empresa de saneamento privado. Também foi Conselheiro de Administração e Fiscal no segmento financeiro, de infraestrutura e de saúde. Possui formação acadêmica em Direito e Tecnologia pela UFRGS, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Especialização em Finanças pela George Washington University e Especialização em Gestão Pública pela UFRGS.

Carla Leal
No items found.
Carla Leal
Chief Revenue Officer
Ambipar ESG

Carla Leal é doutora em finanças com foco em ESG e mudanças climáticas. Com mais de 30 anos de experiência profissional, Carla exerce atualmente o cargo de Chief Revenue Officer (CRO) na Ambipar ESG. Anteriormente já atuou como diretora geral de unidade de negócios, country manager, dentre outras posições em empresas como WayCarbon, Slimstock, Deloitte e Oracle. Também atuou por 17 anos como docente de diferentes programas de MBA. Carla é membro do WCD e da Comissão de Inovação do IBGC.

Cezar Aragão
Patrocinador
Cezar Aragão
Principal
Vinci Partners

Integrante equipe de PE-Impacto e Retorno na Vinci Partners desde 2019, sendo um dos responsáveis pela gestão do fundo VIR IV. De 2011 a 2017, foi Diretor de Investimentos da Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR), onde era responsável pela área financeira e de investimentos do Rio de Janeiro. Na OR, também participou do projeto imobiliários dos Jogos Olímpicos liderando a estrutura de investimentos e captação de dívidas da Vila do Atleta e do Parque Olímpico. Anteriormente, atuou como VP de Mercado de Capitais no Banco Caixa Geral, como Banker no Banco Modal, como VP de Mercado de Capitais no BES Investimentos e como Superintendente no Banif Banco de Investimento. É formado em ~Economia pela Pontifícia Universidad~e Católica do Rio de Janeiro, pós-graduado em Engenharia Econômica e Gestão Industrial pela UFRJ e mestre em Finanças pela Fordham University. Certificado em Investimento ESG pelo CFA Institute.

Clayton Calixto
Patrocinador
Clayton Calixto
Portfolio Specialist
Santander Asset Management

Clayton é Head de Portfólio da Santander Asset Management. Tem 27 anos de Banco e juntou-se à SAM em 2009, tendo atuado em diversas áreas, como economista foi responsável pela análise econômica da zona do euro e do cenário político doméstico. Anteriormente trabalhou na Rosenberg Consultoria. É bacharel e mestre em Economia.

Elaine Turatti
Patrocinador
Elaine Turatti
PFM Consultoria
Diretora de Serviços Jurídicos e Regulatórios

Advogada, com mais de 20 anos de carreira, desenvolvida em Empresas Multinacionais e Nacionais nos seguimentos de Previdência Complementar, Bancos de Investimento e Seguradoras. Pós-Graduada em Direito Processual Civil (PUC/SP), Direito Empresarial (FGV- Escola de Direito), MBA em Gestão Empresarial (FGV – Management) e MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0. Certificada pelo ICSS (Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social). Membro da Comissão de Previdência Complementar da OAB/SP. Colaboradora do IPCOM (Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar). É mentora em programas de mentoria para mulheres, palestrante, articulista e mediadora de painéis em Congressos e Seminários. Apaixonada por temas relacionados à Previdência Complementar, Longevidade, ESG e habilidades comportamentais.

Herbert de Souza Andrade
Diretoria da APEP
Herbert de Souza Andrade
Diretor-Presidente
APEP

É Presidente da APEP (Associação dos fundos de pensão e patrocinadores do setor privado); Diretor Geral da Fundação Itaúsa; Membro das Squads da APEP e da comissão de governança da Abrapp, foi membro do conselho fiscal da Abrapp, Sindapp, ICSS e Uniabrapp e participou da Comissão de Reorganização Societária do CNPC e da Comissão Mista de Autorregulação da Abrapp.
Bacharel em Ciências da Computação pela FASP, com Pós-Graduação em Seguros e Previdência Privada pela Universidade Mackenzie e MBA Controller pela FEA/USP, também é Técnico em Contabilidade.
Participou de vários cursos no Brasil e no exterior voltados à previdência e de vários fóruns como palestrante e debatedor.

Fernando Galdi
Patrocinador
Fernando Galdi
Superintendente de Estratégia e Inovação
Bradesco Asset Management

Fernando é ex-diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e possui larga experiência com gestão de recursos, tendo sido sócio-fundador de uma gestora de patrimônio e mais recentemente atuado junto à uma asset quantitativa. É Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo, com período de pós-doutorado na Universidade do Arkansas. É LL.M. em Direito Societário e Mercado de Capitais pela FGV-RJ, possui certificação de gestor de recursos (CGA) pela ANBIMA, participou de bootcamp em empreendedorismo na Universidade de Berkeley e é formado no curso de Operador de Mercado Financeiro pela FIA. Possui mais de 50 artigos científicos publicados em periódicos internacionais e nacionais e é autor/coautor de livros sobre finanças, contabilidade e mercado de capitais, além de ser membro titular do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) por indicação da AMEC (Associação dos Investidores no mercado de capitais).

Fernando Pimentel
Diretoria da APEP
Fernando Pimentel
Diretor-Presidente
Fundação Atlântico de Seguridade Social

Advogado, com diversos cursos no Brasil e no Exterior, destacando-se na Wharton Schol – Filadélfia. Atua como Dirigente de Fundo de Pensão, desde 1991. Exerceu, na ABRAPP, os cargos de Diretor de Previdência, Diretor Presidente e Presidente do Conselho Deliberativo. Diversos artigos publicados.

George Sales
No items found.
George Sales
Professor, Pesquisador e Consultor
FIPECAFI

É pesquisador e coordenador do núcleo de docentes permanentes do Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da Faculdade FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras). É professor da Escola de Negócios FIA (Fundação Instituto de Administração). É professor do IBMEC São Paulo. É professor do Albert Einsten (Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein - FICSAE). Foi professor visitante da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Doutor em Administração de Empresas pelo Mackenzie. Mestre e Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP. Pós-Graduado em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pelo MBA da FIA/USP. Graduado em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Graduado em Direito pelo UNIMES. Graduado em Processamento de Dados pela FATEC-BS. Graduando em Engenharia de Produção pela UNIVESP. Ex-Diretor de Licenciamento da PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar). Atuou por 11 anos em Instituições Financeiras (Nacional e Internacional). Consultor em Finanças e Mercado Financeiro.

Juliano Barra
Associada da APEP
Juliano Barra
Sócio
Barra, Barros & Roxo Advogados

Doutor em Direito (summa cum laude) pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne onde foi professor assistente. É professor no curso de mestrado Droit de la protection sociale d’entreprise na mesma universidade. Professor da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie em São Paulo. Consultor para OCDE em matéria de previdência complementar. Sócio de Barra, Barros & Roxo Advogados.

Magdarlise Dal Fiume Germany
Patrocinador
Magdarlise Dal Fiume Germany
Sócia e Líder em Serviços de Estratégias e Pesquisas
Mirador

Magda é  administradora, especializada em Marketing de Serviços, cuja paixão pela previdência complementar moldou uma carreira de mais de 30 anos no segmento de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). Sua atuação como líder em diversas áreas-chave, incluindo Relacionamento com Participantes e Patrocinadoras, Cadastro, Concessão de Benefícios e Empréstimos, Comunicação e Marketing, Gestão de Riscos, Adesão de Participantes e Patrocinadoras, Governança, Gestão de Processos, Criação e Gestão de Programas de Educação Financeira e Previdenciária, lhe permite uma visão multidisciplinar do segmento. Com o propósito de inspirar as novas gerações de profissionais da previdência complementar, também se dedica a compartilhar seu conhecimento como professora em cursos e eventos. É Sócia da Mirador e Líder de Serviços em Estratégias e Pesquisas.

Marcelo Neves
Conselho do IPCOM
Marcelo Neves
Consultor Sênior
NETInvest

Mestre em Controladoria e Finanças (FIPECAFI), Pós-graduação em Economia (UNICAMP), Pós-graduação em Administração Financeira (FGV), Graduado em Ciências Contábeis (Mackenzie-Rio). Professor em Cursos de Pós Graduação e MBA, Educação Executiva e treinamentos “In Company”. Possui 30 anos de experiência profissional nas áreas financeira, controladoria, previdência, seguros e mercado de capitais adquiridos em Big Four, empresas multinacionais e Fundos de Pensão. Atualmente é Consultor Sênior da NETInvest, Membro do Conselho Deliberativo do IPCOM atuando em consultoria nos mercados de Previdência Privada, Fundos Patrimoniais (Endowments Funds) e Finanças Comportamentais

Marcia Fernandes
Diretoria da APEP
Marcia Fernandes
Diretora-Presidente
Fundação Promon de Previdência Social

Certificada pelo ICSS e também DPO – Data Protection Officer. Executiva de referência em Relações Humanas (RH), Comunicação, Administração e Responsabilidade Social. Formada em Psicologia com pós-graduação em Psicologia Organizacional pela PUC-SP, especializações em Administração de RH e Gestão do Conhecimento pela FGV, MBA Executivo pelo INSPER e MBA em Previdência Complementar pelo IBMEC em parceria com a UniAbrapp.Também atua na coordenação executiva da agenda do Conselho de Administração da PROMON S/A desde 2017. Tem atuado como consultora estratégica para empresas do segmento de engenharia e construção e como coaching e mentora de profissionais dessas empresas. É diretora da APEP – Associação das Patrocinadoras de Entidades Fechadas de Previdência Complementar.Experiência profissional de mais de 40 anos, dos quais os últimos 30 anos foram na direção da área de RH, responsável pelo desenvolvimento e implantação de políticas e diretrizes corporativas de todos os subsistemas da área. Além disso também esteve à frente da implantação de políticas e diretrizes das áreas de: Comunicação, Gestão do Conhecimento, Responsabilidade Social, Administração (Facilities), Previdência Privada Complementar e Conselho de Administração. Recebeu ao longo de sua trajetória, renomados prêmios em reconhecimento ao seu trabalho na área de gestão de RH.

Reginaldo José Camilo
Conselho da APEP
Reginaldo José Camilo
Diretor-Presidente
Fundação Itaú Unibanco

Formação: Contador com certificação internacional para IFRS pelo ICAEW (2012); Certificado com ênfase em Administração pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS (desde 2011).
Experiência profissional: Foi Superintendente de Controladoria responsável pela consolidação das demonstrações contábeis da Itausa e do Itaú Unibanco (1979/2019); Foi Diretor de Fundações gestoras de atividades sócio culturais do conglomerado Itaú, Fundação Itaú Social, Fundação Saúde Itaú e Fundação Itaú Clube (até 2022); É Diretor Presidente da Fundação Itau Unibanco Previdencia Complementar (atual)
Institucional: Foi Diretor da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementa – Abrapp (1990/1995 e de 2002 a 2007); Foi Diretor da Associação dos Fundos de Pensão e Patrocinadores do Setor Privado - APEP (2020/2022); É Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementa – Abrapp; Foi Membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar - CRPC (2002/2007); Foi Membro do antigo Conselho de Gestão da Previdência Complementar - CGPC  (2002/2010); Foi Membro titular do Conselho Nacional de Previdência Complementar - CNPC (2010/2014); É Membro suplente do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC (atual)

Ronaldo Gallo
Conselho do IPCOM
Ronaldo Gallo
Sócio
Madrona Fialho Advogados

Advogado atuando nas áreas de Seguros e Previdência Privada, ex-Conselheiro do Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Privada Aberta e de Capitalização – CRSNSP, mestre em direito pela PUC/SP; pós-graduado em direito constitucional (ESDC) e administração pública (FGV). Autor do livro Previdência Privada e Arbitragem; coautor do livro Introdução à Previdência Complementar e Comentários à Reforma da Previdência; co-coordenador do livro Resolução de Conflitos em Contratos de Seguros e Resseguros.

Solange Vieira
No items found.
Solange Vieira
Economista
BNDES

Solange Vieira é uma economista brasileira conhecida por sua experiência em conduzir transformações tanto no setor público quanto no privado. Atuou como Secretária de Previdência Complementar, onde foi responsável por implementar todo o marco regulatório do setor LC 108 e 109. Além disso, presidiu a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), onde promoveu a modernização e desburocratização do setor aéreo.

No setor privado, Solange Vieira liderou os fundos de pensão Telos (Embratel) e FAPES (BNDES), gerenciando investimentos para garantir a sustentabilidade dos fundos. Como Diretora de Project Finance no BNDES e no Itaú BBA, coordenou o financiamento de grandes projetos de infraestrutura, demonstrando vasta experiência em finanças e gestão. Sua carreira reflete uma combinação de políticas públicas  e administração financeira estratégica.

Wagner Balera
Diretoria do IPCOM
Wagner Balera
Diretor-Presidente
IPCOM

Professor Titular de Direitos Humanos; Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Líder do Grupo de Pesquisa sobre Direito e Direitos dos Refugiados na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Tributário e Previdenciário e na área de Direitos Humanos. Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), Mestrado em Direito Tributário (1978); Doutorado em Direito das Relações Sociais (1992) e Livre-Docência em Direito Previdenciário (1998). Membro da Academia Paulista de Direito, da Academia Paulista de Letras Jurídicas, da Academia Nacional de Seguros e Previdência e da Academia Brasileira de Direito Tributário. Coordenador da Revista Brasileira de Direitos Humanos.

Agenda*

Confira a programação que preparamos para esse Seminário.

Horário
Painel
Palestrante
8h – 9h
Credenciamento
9h – 9h15
Abertura Institucional
9h15 – 11h
Painel 1 – Desafios do crescimento da previdência privada
Alcinei Cardoso Rodrigues
Marcia Fernandes
Paulo Roberto dos Santos Pinto
Reginaldo Camilo
Antonio Gazzoni**
11h – 12h30
Painel 2 – Princípios ESG – Qual a responsabilidade dos fundos de pensão?
Carla Leal
Cezar Aragão
Magdarlise Germany
Narlon Gutierre Nogueira
Aparecida Pagliarini**
12h30 – 13h45
Almoço

13h45 – 14h15
Talks – Investimento com propósito/impacto social
Bruno Faveri
Clayton Calixto
Marcelo Neves**
14h15 – 15h15
Painel 3 – Inteligência Artificial e a decisão de investimentos
Fernando Galdi
Artur Wichmann
Ronaldo Gallo**
15h15 – 16h30
Painel 4 – Desafios da governança e a segurança jurídica na previdência privada
Ana Paula Raeffray
Fernando Pimentel
Leandro da Guarda
Elaine Turatti**
16h30 – 18h
Painel 5 – Novos modelos de planos para a previdência privada – experiência internacional
George Sales
Solange Vieira
Wagner Balera
Juliano Barra**
18h
Encerramento

* Agenda sujeita a alterações
** Moderador do painel

Patrocínio e Apoio Institucional

Agradecemos o patrocínio e apoio dos seguintes parceiros institucionais, cujo compromisso e contribuição foram essenciais para a realização desse Seminário.

Patrocinadores

BRAM 2024 - 1º Sem
Performance consistente, inovação e a solidez de uma grande asset.
A Bradesco Asset Management é uma das maiores gestoras de fundos do Brasil, com uma seleção completa de produtos que possibilita a diversificação de seus investimentos. São mais de 200 profissionais dedicados a buscar diariamente a excelência na gestão dos recursos dos nossos clientes, através de performance consistente e estratégias adequadas a cada perfil de investidor.
Mirador 2024 - 1º Sem
Empoderar pessoas e organizações para alcançarem sustentabilidade financeira.
A Mirador soluciona as tarefas mais difíceis de seus clientes por meio de serviços de consultoria atuarial, de gestão de risco e governança, de educação financeira e de comunicação, com muita tecnologia.
Vinci Partners 2024 - 1º Sem
A Vinci Partners é a plataforma referência em investimentos alternativos no Brasil, especializada em gestão de recursos, de patrimônio e em assessoria financeira.
Foi fundada em outubro de 2009 por um grupo de gestores com ampla experiência no mercado financeiro. Tem profundo conhecimento da economia brasileira e extensa rede de relacionamentos. Composta por áreas que poderiam funcionar de forma independente, mas que, integradas, produzem sinergia e resultados.
XP Asset 2024 - 1º Sem
A gestora mais completa do Brasil.
Nascemos em 2006, com a criação do clube de ações XP Investor, e ao longo dos anos consolidamos nossos processos, controles e governança. Gradualmente trouxemos e formamos profissionais de excelência que hoje são responsáveis por investimentos que vão desde estratégias líquidas como Renda Variável, Renda Fixa, Multimercados e Crédito Estruturado, até estratégias ilíquidas como Special Situations, Imobiliário, Agro, Infraestrutura, Private Equity e Venture Capital.
Rise Ventures 2024 - 1º Sem
Santander 2024 - 1º Sem
Aditus 2024 - 1º Sem
ARX Investimentos 2024 - 1º Sem
BB Asset 2024 - 1º Sem
BNP Asset 2024 - 1º Sem
Constância Investimentos 2024 - 1º Sem
Galapagos 2024 - 1º Sem
PFM 2024 - 1º Sem
Sinqia 2024 - 1º Sem
TAG Investimentos 2024 - 1º Sem
Tivio Capital 2024 - 1º Sem

Apoiadores

Inscrição

Valores

Profissionais de entidades, instituições ou empresas associadas do IPCOM ou da APEP
Grátis
Profissionais do segmento da previdência complementar fechada de entidades ou empresas não associadas do IPCOM ou da APEP
R$ 490,00*
Alunos da FIPECAFI (50% de desconto)
R$ 245,00*
Profissionais ligados a Assets, Instituições Financeiras e demais segmentos do mercado
R$ 5.130,00*
O valor arrecadado com as inscrições será inteiramente destinado às ações e campanhas de apoio à população do Rio Grande do Sul

* Será acrescida uma taxa de serviço de 10% ao valor da inscrição.

Termos e condições do seminário
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Trocas e cancelamentos

A data-limite para realizar trocas ou cancelamento de inscrições é até o dia 7/6/2024. Após essa data, todas as inscrições serão consideradas como definitivas, sem a possibilidade de devolução dos valores pagos.

Créditos do ICSS

O seminário conta 4 pontos de crédito no PEC ICSS. Para que os créditos sejam devidamente contabilizados, o participante precisa preencher corretamente todos os campos do formulário de inscrição e assistir a todos os painéis do seminário.

Dados pessoais

Os dados pessoais informados na ficha de inscrição para eventos poderão ser compartilhados com os associados do IPCOM e da APEP, patrocinadores, parceiros e prestadores de serviços, para promoção de suas atividades em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, nº 13.709/2018.

Uso de imagem

A sua imagem poderá ser usada, de maneira coletiva e meramente ilustrativa, no material de divulgação do evento, incluindo peças digitais, audiovisuais, e físicas, em todos os canais de comunicação do IPCOM, da APEP e dos patrocinadores.

INSCRIÇÕES
ENCERRADAS
Os painéis do 3º Seminário estão acontecendo:
Envie uma pergunta
Agora não