O V Seminário Previdência Complementar em Debate é uma referência para o segmento da previdência complementar fechada no Brasil e é uma parte importante do calendário de eventos do setor.
A edição deste ano conta com uma grande novidade: a APEP e o IPCOM unem forças na organização do evento para trazer autoridades do governo e grandes especialistas do setor, que participarão de diversos painéis para explorar as tendências e desafios da previdência complementar.
Esta é uma ótima oportunidade para aprimorar seu conhecimento, participar de debates de grande valor e expandir seu networking. Um ambiente de alto nível para gerar novos negócios e fortalecer relacionamentos entre as diferentes entidades e players do setor.
Deixamos aqui algumas informações e dicas para você aproveitar o evento da melhor maneira possível:
1. A participação no evento contará com 3 pontos de crédito no PEC ICSS. Para que esse crédito seja devidamente contabilizado, preencha corretamente todos os campos do formulário de inscrição e assista a todos os painéis do Seminário.
2. O almoço e happy hour estão incluídos no valor da inscrição e acontecerão no próprio local do evento.
3. Assim que você chegar, dirija-se à recepção e faça o seu credenciamento para evitar atrasos. O evento começará pontualmente.
4. Considere a melhor opção de transporte para chegar ao evento sem contratempos. Verifique previamente as rotas e o trânsito para evitar atrasos. Se optar pelo transporte próprio, o local conta com estacionamento e serviço de valet, porém com vagas limitadas, por isso é bom ter à mão outras opções de estacionamentos nas proximidades. Recomendamos o uso de transporte por aplicativo ou táxi.
5. Certifique-se de conhecer bem a localização do evento e planeje sua chegada com antecedência, para que você tenha tempo de realizar o credenciamento antes do início do primeiro painel.
Se tiver alguma dúvida, fale conosco.
Sim. O evento contabilizará 3 pontos de crédito no PEC ICSS. Contudo, para que esse crédito seja devidamente considerado, você precisa preencher corretamente todos os campos do formulário de inscrição e assistir a toda a programação.
Não. A organização do evento irá enviar a lista dos participantes efetivos diretamente para o ICSS.
O evento, que acontece em 30 de novembro, no Bisutti Boulevard JK, em São Paulo, será feito exclusivamente no modelo presencial.
A inscrição é gratuita para profissionais de entidades, instituições ou empresas associadas do IPCOM e da APEP.
Não. O Seminário será aberto para participação de profissionais que queiram discutir as últimas tendências e desenvolvimento do setor de previdência complementar no Brasil. Para participar, basta efetivar a inscrição.
Estão incluídos no valor da inscrição, o acesso ao Seminário, valet, material dos patrocinadores, coffee breaks, almoço e happy hour.
Você pode substituir ou cancelar a sua inscrição até 24 de novembro de 2023. Após essa data, a sua inscrição será considerada definitiva, sem a possibilidade de substituições ou devolução do valor pago.
Sim, há estacionamento e serviço de valet, porém as vagas são limitadas.
Fique tranquilo, vai dar tudo certo! O envio automático do convite acontece apenas nos pagamentos com cartão de crédito, que têm compensação em minutos. Nos pagamentos por boleto, é necessário esperar a compensação bancária, que leva de 2 a 3 dias úteis.
Assim que o pagamento for compensado você receberá um e-mail com o seu ingresso.
Casado e pai. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes – Centro, com especialização em Direito da Economia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, MBA em Administração e Finanças pela UNINTER e extensão no ISE Business School em Programa Líderes em Desenvolvimento. Funcionário do Banco do Brasil desde 1988, tendo ocupado diversos cargos no Rio de Janeiro e em Brasília. Entre 2014 e 2022 atuou na Diretoria de Governo e na Unidade Estratégica de Negócios com Setor Público como responsável pelas áreas de Banco e Comércio Eletrônico, Fundos de Investimentos e RPPS e Operações de Crédito com Setor Público. No Governo Federal exerceu as funções de Assessor Especial do Ministro do Trabalho e Emprego, Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministro Interino do Trabalho e Emprego, Presidente do Conselho Curador do FGTS, membro do Conselho de Administração da Empresa de Tecnologia das Informações da Previdência Social – DATAPREV, membro dos Conselhos Fiscal e Deliberativo de Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.
Guilherme Campelo é advogado graduado em Direito pelo Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO). Foi candidato a Vice-Governador do DF e candidato à presidência da OAB/DF. Além disso, foi Presidente da Comissão de Direito Tributário da Associação Brasileira de Advogados (ABA) e membro da Comissão de Assuntos e Reforma Tributária da OAB/DF.
Procurador Federal desde 2008, atuou em diversos órgãos da Procuradoria-Geral Federal - PGF. Foi Coordenador-Geral de Gabinete da PGF, Coordenador de Ações Prioritárias da Procuradoria Federal Especializada do INSS e Coordenador de Assuntos Estratégicos da Procuradoria Federal Especializada junto à FUNAI, entre outros cargos ocupados. Graduado em Direito pela Universidade de Brasília e Doutor em Direito pela Universidade Roma Tre.
Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo, mestre em Administração pela Universidade de Brasília, especialista em Banking and Financial Law pela Boston University, graduado em Ciências Contábeis e em Administração. Analista do Banco Central do Brasil (BCB) desde 1992, exerceu as funções de secretário executivo do Ministério do Trabalho e Previdência e de diretor superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). No BCB, foi chefe dos Departamentos de Monitoramento do SFN e de Supervisão de Bancos. Atuou ainda como secretário do Comitê de Estabilidade Financeira e consultor da Diretoria do BCB. Na área acadêmica, lecionou disciplinas relacionadas às áreas de contabilidade, mercado financeiro e finanças e foi chefe dos departamentos de Administração e de Ciências Contábeis na Universidade Católica de Brasília. Atuou também como professor pesquisador do Programa de Pós-graduação da UnB, UFPB e UFRN.
Carlos Roberto Alves de Queiroz é Diretor da Susep, atualmente responsável pela supervisão prudencial e pela regulação e supervisão de produtos massificados. Graduado pela Universidade de São Paulo (USP) em Economia e Direito, é servidor público federal há mais de 20 anos, com passagens pelo INSS e pelo TRT da 2ª Região. Atua na Susep há mais de 13 anos e foi Superintendente Interino da Autarquia entre janeiro e abril deste ano de 2023. Representa a Susep no Coremec (Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização), no Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) e no Conselho Curador do Fundo de Compensação de Variações Salariais (CCFCVS);.
Doutora em Direito. Professora. Sócia do escritório Raeffray Brugioni Advogados. Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Doutora em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professora dos cursos de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Diretora vice-presidente do IPCOM- Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar. Membro Titular da CRPC – Câmara de Recursos da Previdência Complementar. Diretora Científica e membro da Academia Brasileira de Direito da Seguridade Social. Vice -Presidente da Comissão Especial de Previdência Complementar da OAB/SP. Membro designado pela Secção de São Paulo para representar o Estado de São Paulo na Comissão de Previdência Complementar da OAB Nacional. Membro da CMCA – Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da PREVIC. Profissional certificada pelo ICSS - Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social. Membro do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Profissional certificada em segurança da informação e proteção de dados. Especialista em direito digital e privacidade. Membro do IAPP - International Association of Privacy Professionals. Árbitra e sócia da CAMES - Câmera de Mediação e Arbitragem. Autora de diversos livros e artigos.
Graduada em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ). Ingressou no mercado financeiro pelo Itaú Unibanco, onde trabalhou como analista de risco de crédito por 2 anos. Na sequência, atuou como economista na Vinci Partners por 4 anos no buy-side, se especializando na análise de mercados internacionais. Juntou-se ao time da BNP Paribas Asset Management Brasil em julho de 2021 como Economista Chefe.
É graduado em Direito, com MBA em Técnicas Atuariais Aplicadas em Fundos de Pensão pela AEU/DF, MBA em Previdência e Gestão de Fundos de Pensão, pela Fundação Getúlio Vargas de Brasília e Mestrado em Economia e Gestão em Previdência, pela Universidade de Brasília - UNB. Atualmente é Diretor de Administração e Finanças da Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e Auto-gestão em Saúde (ANAPAR). Foi empregado da Caixa Econômica Federal e dirigente da Funcef como representante eleito pelos participantes, primeiro no Conselho Deliberativo em 2003 e, na sequência, como Diretor de Planejamento e Controladoria, de 2007 a 2014. Participou do CNPC por dois mandatos e da CRPC também por dois mandatos. Foi Presidente da Anapar no período de 2016 a 2021.
Ingressou no BASF S/A em 1997, iniciando sua carreira na área de Tesouraria onde em 2008 foi Tesoureiro para a BASF na América do Sul, em 2013 foi convidado para atuar como gerente de Investimentos no fundo de Previdência, em 2018 assumiu como head da Previdência Complementar da BASF. É graduado em Administração de empresas e pós graduado em Mercados Financeiros pela Universidade Mackenzie.
Advogada formada pela Universidade de São Paulo; consultora de entidades fechadas de previdência complementar; foi coordenadora da Comissão de Ética do Sistema ABRAPP/ SINDAPP (2017 a 2022); foi membro do Conselho Deliberativo e Fiscal da OABPrev São Paulo (2006 a 2020); foi membro do Conselho da Carteira de Advogados do IPESP - Instituto de Pagamentos Especiais de São Paulo; certificada pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS desde 2010; árbitro da CAMES BRASIL - Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada e da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem CMCA da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC; associada do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC; instrutora de cursos da ABRAPP e da UNIABRAPP– Universidade Corporativa da Previdência Complementar (2001 a 2019); membro do conselho deliberativo do Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar – IPCOM; colaboradora do Instituto Connect de Direito Social – ICDS; presidente da Comissão Especial de Previdência Privada da OAB/SP; tutora e palestrante de cursos sobre previdência complementar, governança corporativa, ética e controle de riscos. Autora de diversos artigos especializados e do livro “Manual de Prática e Recomendações aos Dirigentes e Conselheiros das Entidades Fechadas de Previdência Complementar”, 5ª edição, 2021.
Atua no mercado financeiro e de benefícios há mais de 20 anos, especialmente no segmento de Previdência Complementar. Executou atividades em seguradoras, consultorias atuariais de benefícios e firma de auditoria independente. Desde 2007 atuou no corpo técnico de Fundos de Pensão patrocinados por empresas nacionais e multinacionais do segmento privado. A partir de 2016 passou atuar como Diretor Executivo de EFPCs, incluindo sua atual função como Diretor Superintendente na PRhosper Previdência Rhodia.Formado em Ciências Atuariais pela PUC SP e pós graduado (MBA) pelo Insper, é certificado como dirigente de fundos de pensão pelo Instituto de Certificação da Seguridade Social – ICSS e pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – ANBIMA. Atualmente, é membro da Diretoria da APEP – Associação dos Fundos de Pensão e Patrocinadores do Setor Privado (mandato 2023-2025).
Trabalhou no Banco do Brasil por 33 anos, onde especializou-se no segmento de seguros e previdência privada. Na Administração Pública Federal, foi Coordenador Geral de Fomento, Diretor e Secretário-Adjunto na Secretaria de Previdência Complementar. Foi responsável pela implantação da Previdência Associativa no Brasil. Fez parte da equipe que coordenou o projeto de criação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, a Previc, onde atuou como Diretor de Análise Técnica e Superintendente. Foi por duas vezes Diretor na Superintendência de Seguros Privados, a Susep e atuou como membro do Conselho Nacional de Seguros Privados e do Conselho Nacional de Previdência Complementar. Entre os anos de 2019 e 2022, Carlos de Paula atuou como Diretor Executivo na Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi). Atualmente é membro do Conselho de Administração da Enova Holding e membro do Comitê de Auditoria da Dataprev.
Advogada, com mais de 20 anos de carreira, desenvolvida em Empresas Multinacionais e Nacionais nos seguimentos de Previdência Complementar, Bancos de Investimento e Seguradoras. Pós-Graduada em Direito Processual Civil (PUC/SP), Direito Empresarial (FGV- Escola de Direito), MBA em Gestão Empresarial (FGV – Management) e MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0. Certificada pelo ICSS (Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social). Membro da Comissão de Previdência Complementar da OAB/SP. Colaboradora do IPCOM (Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar). É mentora em programas de mentoria para mulheres, palestrante, articulista e mediadora de painéis em Congressos e Seminários. Apaixonada por temas relacionados à Previdência Complementar, Longevidade, ESG e habilidades comportamentais.
Advogada. Mestre em Direito. Diretora Adjunta da OABPREV-PR.
Presidente da Amec - Associação de Investidores no Mercado de Capitais e Professor da FGV. Foi Presidente da Previc, o regulador de fundos de pensão no Ministério da Economia. É servidor de carreira do Banco Central do Brasil (BCB) licenciado. Coelho é Engenheiro Civil, mestre em Administração e Doutor em Economia.
Com mais de 35 anos de experiência em consultoria atuarial e estratégica para benefícios, atualmente Felinto lidera a linha de negócios de Retirement para a geografia Internacional – Ásia e Australásia, CEEMEA e América Latina. Além disso, atua como consultor em projetos especiais de alta complexidade em empresas nacionais e multinacionais de grande porte.Felinto juntou-se à WTW em 1991 como consultor em projetos da área de aposentadoria. Ao longo de sua trajetória na empresa, exerceu diversas posições de liderança no Brasil. De 2011 a 2015 acumulou as funções de líder do segmento de Benefícios e Diretor Geral das operações no país, com uma gestão fortemente focada nos resultados do negócio no Brasil, no engajamento e produtividade dos associados e no relacionamento com clientes. De 2016 a 2021, liderou a área de Retirement para a América Latina.Felinto possui grande experiência em processos de fusões e aquisições, especialmente em projetos de integração e harmonização de políticas de RH e benefícios.Profissional renomado no mercado da Previdência Complementar no Brasil, Felinto é conferencista em eventos de destaque no setor. Por dois anos consecutivos (2014 e 2015) foi eleito o Consultor Atuarial do Ano pela Revista Investidor Institucional. Na WTW, também é membro do Comitê de Diversidade de Inclusão da América Latina.
Advogado especializado em entidades fechadas de previdência complementar, também denominadas de fundos de pensões. Com esse background, participou da criação do RIOPREVIDÊNCIA, sendo o seu primeiro CEO. Além de conhecer o “direito da previdência complementar”, consegue interagir com o segmento de gestão de investimentos e apurações atuariais. Sua Dissertação de mestrado foi sobre a tributação de fundos de pensão e teve a oportunidade de estudar o tema nas Universidades de Wharton e Harvard.Tem livros e artigos publicados, alguns dos quais citados em decisões de tribunais, notadamente pelo STJ.
Cadastrado na CVM como consultor de valores mobiliários. Bacharel em Matemática pelo IME-USP, mestre em Matemática pelo IME-USP e doutor em Eng. Elétrica pela POLI-USP. Financial Risk Manager, certificação internacional concedida pela GARP (Global Association of Risk Professionals) em 2006.
É Presidente da APEP (Associação dos fundos de pensão e patrocinadores do setor privado); Diretor Geral da Fundação Itaúsa; Membro das Squads da APEP e da comissão de governança da Abrapp, foi membro do conselho fiscal da Abrapp, Sindapp, ICSS e Uniabrapp e participou da Comissão de Reorganização Societária do CNPC e da Comissão Mista de Autorregulação da Abrapp.
Bacharel em Ciências da Computação pela FASP, com Pós-Graduação em Seguros e Previdência Privada pela Universidade Mackenzie e MBA Controller pela FEA/USP, também é Técnico em Contabilidade.
Participou de vários cursos no Brasil e no exterior voltados à previdência e de vários fóruns como palestrante e debatedor.
Criador e Diretor Presidente da CuritibaPrev - Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba (o primeiro fundo de pensão de servidores municipais do Brasil), foi Diretor Presidente da Fusan - Fundação Sanepar de Previdência e Assistência Social, Presidente do IPMC - Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba e membro do Conaprev - Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social, é Conselheiro da OABPrev-PR e do Mais Futuro Fundo de Previdência, é Vice-Presidente do Sindapp, mentor e Coordenador da Autorregulação da Abrapp, membro titular da CRPC - Câmara de Recursos da Previdência Complementar, advogado e professor de Direito Civil da PUC/PR.
Economista e Sócio-Diretor da empresa Rodarte Nogueira & Ferreira - consultoria em atuária e estratégia. Foi Diretor Superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC nos anos de 2015 e 2016, onde também esteve à frente da Diretoria de Análise Técnica. É professor da Fundação Getúlio Vargas - FGV e possui certificação profissional pelo ICSS - Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social e pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais - ANBIMA - CPA20. Atuou no Banco do Brasil desde 1983 e foi dirigente da BB Previdência - Fundo de Pensão Banco do Brasil nos anos de 2000 a 2009. Possui os seguintes MBAs: Finanças Corporativas; Controles Internos; e Gestão Avançada de Negócios. É Mestre em Direção e Gestão de Planos e Fundos de Pensão, pela Universidade de Alcalá – Madri.
Sócio da área de Equities da Vinci Partners. Começou sua carreira na Fundação Eletrobras em 1998, onde atuou como analista e gerente de investimentos. Mais tarde, em 2008, ingressou na Bradesco Asset como Gerente Sênior de Ações, passando a ser responsável por diferentes estratégias nos mercados local e internacional. Atuou como Gerente Executivo de Ações na Fundação Petrobras, deixando o cargo no final de 2020 para ingressar na Vinci Partners. Formado em Administração de Empresas pela UFRJ, com mestrado em Economia e MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ.
Mestre em Administração de Empresas e graduado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especializações nas áreas de psicologia social e modernização administrativa. Professor convidado em cursos MBA da FGV, professor universitário, palestrante, autor do livro Cargos, Carreiras e Remuneração pela FGV/ Management.Mais de 43 anos de atuação em posições de liderança e consultoria interna e externa nas várias áreas de gestão de pessoas, com ênfase em remuneração/benefícios e previdência complementar fechada, desenvolvimento e negociação, sendo 33 anos na Braskem (até 2020) e 7 anos no Serpro, tendo implementado e gerenciado diversos dos subsistemas como benefício, previdência complementar, remuneração, carreiras por competências, treinamento e desenvolvimento.Sempre envolvido com o tema previdência complementar em toda a trajetória profissional, seja como gestor ou técnico em empresa patrocinadora, seja como participante, seja como Conselheiro Deliberativo e Fiscal ou Diretor de Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Foi representante dos patrocinadores no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) de 2012 a 2016, bem como foi Presidente e atualmente é 1º Vice-presidente da APEP.Diretor Superintendente da Previnor-Associação de Previdência Privada. Consultor de Empresas nas áreas de Pessoas, Gestão Empresarial e Previdência Complementar, sendo CEO da M BISPO CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA , Sócio Diretor da regional Bahia da WISDOM Consultoria Organizacional.
Mestre em Controladoria e Finanças (FIPECAFI), Pós-graduação em Economia (UNICAMP), Pós-graduação em Administração Financeira (FGV), Graduado em Ciências Contábeis (Mackenzie-Rio). Professor em Cursos de Pós Graduação e MBA, Educação Executiva e treinamentos “In Company”. Possui 30 anos de experiência profissional nas áreas financeira, controladoria, previdência, seguros e mercado de capitais adquiridos em Big Four, empresas multinacionais e Fundos de Pensão. Atualmente é Consultor Sênior da NETInvest, Membro do Conselho Deliberativo do IPCOM atuando em consultoria nos mercados de Previdência Privada, Fundos Patrimoniais (Endowments Funds) e Finanças Comportamentais
Certificada pelo ICSS e também DPO – Data Protection Officer. Executiva de referência em Relações Humanas (RH), Comunicação, Administração e Responsabilidade Social. Formada em Psicologia com pós-graduação em Psicologia Organizacional pela PUC-SP, especializações em Administração de RH e Gestão do Conhecimento pela FGV, MBA Executivo pelo INSPER e MBA em Previdência Complementar pelo IBMEC em parceria com a UniAbrapp.Também atua na coordenação executiva da agenda do Conselho de Administração da PROMON S/A desde 2017. Tem atuado como consultora estratégica para empresas do segmento de engenharia e construção e como coaching e mentora de profissionais dessas empresas. É diretora da APEP – Associação das Patrocinadoras de Entidades Fechadas de Previdência Complementar.Experiência profissional de mais de 40 anos, dos quais os últimos 30 anos foram na direção da área de RH, responsável pelo desenvolvimento e implantação de políticas e diretrizes corporativas de todos os subsistemas da área. Além disso também esteve à frente da implantação de políticas e diretrizes das áreas de: Comunicação, Gestão do Conhecimento, Responsabilidade Social, Administração (Facilities), Previdência Privada Complementar e Conselho de Administração. Recebeu ao longo de sua trajetória, renomados prêmios em reconhecimento ao seu trabalho na área de gestão de RH.
Graduação: Universidade Estácio de Sá (1995)
Pós-Graduação: MBA em Direito Econômico – IBMEC (2002)
Pós-Graduação: Especialização em Métodos Adequados de Resolução de Conflitos – Universidade Cândido Mendes (2017)
Aprovado em Concurso Público em 1996
Chefe da Divisão de Cobrança de Grandes Devedores – PFE/INSS (2002/2004)
Procurador Chefe da Procuradoria junto aos Tribunais – PFE/INSS (2004/2006)
Procurador Regional da 2ª Região da PFE/INSS – (2006/2008)
Procurador Regional Federal da 2ª Região – (2008/2015)
Procurador Chefe da Procuradoria junto ao Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2015/2019).
Procurador Chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI (2019/2023)
Graduada pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – UDF.
Mestre em Economia e Previdência Privada (UNB).
Pós-graduada em: Direito Previdenciário (FGV/DF), Direito Tributário (UCB), Direito Constitucional (IDP/DF), Direito Processual Civil (IDPB), Direito do Trabalho (Processus) Direito Público (Fund. Itabira), Recuperação Judicial e Falência (ABA/DF). Pós-graduanda em Métodos Alternativos de Solução de Conflito (EBRADI) e Expert em Audiência.
Membro titular da Comissão Centro-norte de Assuntos Jurídicos da ABRAPP; Membro titular do Colégio da ABRAPP; Presidente da Comissão de Advocacia Corporativa da OAB/DF, Ex-presidente da Comissão de Previdência Complementar da OAB/DF e Ex-membro titular da Câmara de Recursos da Previdência Complementar.
Professora do curso de pós-graduação da UDF/DF e do curso de pós-graduação de ensino a distância da Unyleya/DF.
Artigos individuais e em coautoria com advogados da ABRAPP.
Profissional certificada pelo ICSS.
Possui 28 anos de experiência no mercado financeiro e institucional (bancos, asset management e seguradora). Trabalhou anteriormente como gerente de investimentos em assets com participação estrangeira e gerente de investimentos em grandes instituições bancárias brasileiras, além de ter desempenhado a função de CIO - Chief Investment Officer. Atuou no desenvolvimento de estudos técnicos de macro alocação e de cenários econômicos, definição de políticas e de estratégias de investimentos, implementação e avaliação de mandatos de riscos e de alocação de ativos. Também exerce o cargo de diretor de Investimentos e AETQ do Mercerprev Fundo de Pensão Multipatrocinado.
É graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e possui pós-graduação em Derivativos pela BM&F (1998) e MBA Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) de São Paulo. Em 2014 obteve a certificação Certified Financial Planner - CFP®.
Atuária graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com certificação nos módulos de Teoria das Probabilidades e Matemática Financeira pela Society of Actuaries (USA).
Possui certificação ICSS e é membro do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), onde coordena o Comitê Técnico de Benefícios a Empregados e compõe o Comitê de Pronunciamentos Atuariais.
É sócia da Mirador Assessoria Atuarial e conduz projetos que suportam os clientes no atendimento de padrões contábeis relacionados a obrigações com benefícios a empregados (IAS19/USGAAP/CPC33), assim como em serviços de consultoria atuarial no setor de previdência complementar fechada.
Antes de se juntar à Mirador, atuou 23 anos em empresas de consultoria e auditoria multinacionais, como Mercer, EY e KPMG.
Professor Titular de Direitos Humanos; Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Líder do Grupo de Pesquisa sobre Direito e Direitos dos Refugiados na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Tributário e Previdenciário e na área de Direitos Humanos. Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), Mestrado em Direito Tributário (1978); Doutorado em Direito das Relações Sociais (1992) e Livre-Docência em Direito Previdenciário (1998). Membro da Academia Paulista de Direito, da Academia Paulista de Letras Jurídicas, da Academia Nacional de Seguros e Previdência e da Academia Brasileira de Direito Tributário. Coordenador da Revista Brasileira de Direitos Humanos.
Confira a programação que preparamos para esse Seminário.
* Agenda sujeita a alterações
** Moderador do painel
Agradecemos o patrocínio e apoio dos seguintes parceiros institucionais, cujo compromisso e contribuição foram essenciais para a realização desse Seminário.
* Será acrescida uma taxa de serviço de 10% ao valor da inscrição.
** Valor para inscrições adicionais, além daquelas já incluídas como contrapartida do patrocínio.
A data-limite para realizar trocas ou cancelamento de inscrições é até o dia 24/11/2023. Após essa data, todas as inscrições serão consideradas como definitivas, sem a possibilidade de devolução dos valores pagos.
O seminário conta 3 pontos de crédito no PEC ICSS. Para que os créditos sejam devidamente contabilizados, o participante precisa preencher corretamente todos os campos do formulário de inscrição e assistir a todos os painéis do seminário.
Os dados pessoais informados na ficha de inscrição para eventos poderão ser compartilhados com os associados do IPCOM e da APEP, patrocinadores, parceiros e prestadores de serviços, para promoção de suas atividades em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, nº 13.709/2018.
A sua imagem poderá ser usada, de maneira coletiva e meramente ilustrativa, no material de divulgação do evento, incluindo peças digitais, audiovisuais, e físicas, em todos os canais de comunicação do IPCOM, da APEP e dos patrocinadores.